domingo, 13 de maio de 2012

Volatilidade no dia a dia .

Para que aconteça a Volatilidade é necessário que aconteça duas coisas muito básicas que vemos no dia a dia .
Pra ficar mais fácil  esse termo se refere a uma grandeza que está relacionada à facilidade da substância de passar do estado líquido ao estado de vapor ou gasoso. Deu pra entender um pouquinho né ?

Os dois exemplos que eu falei são a ebulição que é quando uma substancia passa do estado liquido ao estado gasoso , sob aquecimento a uma temperatura igual. E evaporação é quando ocorre a passagem de um liquido para o estado de vapor , em temperaturas inferiores a temperatura de ebulição do liquido. Para que isso aconteça o liquido depende do tipo de forças intermoleculares , da massa molecular etc. Quanto maior a intensidade da interação intermolecular , mais difícil será para o liquido evaporar , ou seja , será menor sua volatilidade. Já em casos de substancias que apresentem o mesmo tipo de interação intermolecular , serão mais voláteis aquelas que tiverem menor massa molecular .


                                       

Um bom exemplo é quando colocamos volumes iguais de líquidos em frascos iguais , em abertos em determinado local e observamos . Aquele que diminuir o volume mais rapidamente será o mais volátil, e o que apresentar maior volume será o menos volátil.      





Nenhum comentário:

Postar um comentário